Tradução de sentimentos através da música
Botar em palavras a si mesmo é muito difícil, e mais complicado ainda quando a questão é traduzir sentimentos, sensações, pensamentos e experiências.
O ato de buscar traduzir em palavras coisas não facilmente tangíveis, se assemelha em angústia a busca humana por novas sensações. Como essa habilidade não é fácil, e muitas vezes não traduz o indizível, buscamos outros métodos para a expressão, conhecidos principalmente como métodos artísticos.
A arte se destaca por criar linguagens, e como estas não são linguagens consensuais, abrem margens para as mais diversas possibilidades de interpretação e formas de sentir. Neste post consideraremos principalmente uma delas: a música.
A Música é um dos campos das artes onde tudo é permitido, nela é permitido testar e retestar seus limites, novas concepções e dar vida a partes do seu inconsciente. Dentre métricas, melodias, notas, acordes, rimas, e histórias bem contadas ou não, pode-se recriar, inventar e confirmar coisas que nem sempre confirmamos. A Música atinge o ser de uma forma diferente, ela tem a capacidade de relaxar e ajudar a por para fora sensações por ela provocadas, pois seu principal referencial é o som. As ondas emitidas por uma canção podem ser reconhecidas por nós ou identificadas como um antídoto a qualquer momento que por eventualidade, seja aquele pelo qual se estiver passando.
Nesse mundo conturbado, em uma sociedade caótica, em que o ser humano não consegue se encontrar consigo e viver em harmonia permanentemente, cada vez mais observamos a corrida das pessoas em direção as formas artísticas de expressão. Por ser uma das áreas mais fáceis de se desenvolver, a música costuma a ser uma das primeiras atividades que atraem investimentos pessoais de seus adeptos. Você pode ser extremamente influenciado por uma música, de forma que seus sentidos se adaptam, e podem confirmar mais dos sentimentos provocados por ela. Ela pode ser um estimulante ou depressor, pois seus efeitos dependem da forma que os significados que você dá a ela são conduzidos.
Segundo Barbosa e Weigsding, 2014, a música tem uma extensa lista de funcionalidades no comportamento humano e as investigações neste aspecto ainda estão sendo amplamente estudadas. Tais possibilidades vão desde relaxamento a objetivos terapêuticos. Esse estudo procura embasar sua influência do ponto de vista científico, porém específica os diversos níveis de influência e aprendizagem nos reconhecimentos associados a essa arte. Acesse: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/viewFile/25137/pdf_59.
O homem pensa em bem estar, mas seu espectro de comportamentos varia dependendo de quais respostas forem convenientes, e adequadas conforme seu discernimento adquirido em acordo com suas vivências. Atividades artísticas e relacionadas a relaxamento, podem contribuir para o seu autoconhecimento e domínio de suas funcionalidades, conforme o intuito para o qual forem direcionadas.
Referências:
BARBOSA, C. P.; WEIGSDING, J. A. - A influência da música no comportamento humano. UEM - Paraná-Maringá - MUDI - Museu Dinâmico Insterdisciplinar, 2014, v 18, n 2, p 47-62.
Escrito por Thalita Ribeiro.