10 motivos para considerar a formação do psicólogo como um ponto fundamental para escolher um profis
É possível que ainda hoje as pessoas confundam o psicólogo com um amigo ou um conselheiro! Não ele não é! Porque, como, quais as diferenças? Vou mostrar para você as diferenças fundamentais entre um psicólogo formado e um amigo, ou um conselheiro!
Não costuma-se pensar normalmente, no profissional que tem como característica a prerrogativa da escuta, da compreensão do contexto do comportamento, que ajuda em organizar o emocional, a pensar e a tomar atitudes em busca da construção e manutenção de uma vida mais satisfatória. Mas, sim, ele existe como profissional!
Normalmente o que se faz quando uma pessoa está angustiada, tem um problema ou necessita de ajuda em algum aspecto comportamental é dar conselhos. Porém, existem mais aspectos que contém o ato de suportar a transformação de uma história de vida, o ato de compreender de onde vem as forças e o processo de compartilhamento de uma história, bem como sua transformação integral!
Assim como toda a atividade formativa, seu exercício é uma vocação. Uma vocação de realizar de forma coerente e bem feita, com base em princípios, valores, conhecimento, aprimoramento e dedicação um conjunto de habilidades e competências desenvolvidas de acordo com um conjunto de saberes. Mas, o que difere o psicólogo dos conselheiros, dos orientadores e coaches da vida? O que vemos, é desde sempre, uma proliferação de profissionais que tentam se assemelhar com os mesmos objetivos no seu fazer, como se pudessem ser ou se assemelhar ao psicólogo. Pois bem vejamos quem é o psicólogo!
10 características que diferenciam o psicólogo como profissional habilitado para a condução da transformação comportamental:
1) O psicologo estuda disciplinas fundamentais de base acerca do comportamento! - Estudar, pensar, repensar e discutir, é fundamental para todas as profissões. Disciplinas basilares que dão conhecimento histórico sobre o desenvolvimento humano e sobre outros fundamentos de saberes sobre a evolução do homem e da sociedade, são fundamentais!
2) O psicólogo tem um percurso didático e estrutural a ser cumprido na sua formação! - O psicólogo, assim como todo o profissional específico tem um currículo, elaborado por profissionais competentes, com uma ordem lógica, que envolve planejamento e um porque, ele não lê de forma aleatória e nem passa por avaliações que não são importantes para a sua atação futura!
3) O psicólogo passa por um estágio de atuação na área que escolhe atuar! - O psicólogo para concluir a sua formação passa por um estágio e atende profissionalmente outras pessoas, consolidando assim sua forma de atuar. Nesse momento ele é orientados por um outro profissional que é seu formador, indicando erros, acertos e possibilidades de melhoria, bem como chamando atenção para a dinâmica do contexto!
4) O psicólogo utiliza de procedimentos específicos! - O psicólogo aprende técnicas de atendimento, e tem a liberdade de escolher como atuar, quando, como exercer seus procedimentos éticos e o que considerar ou não em questões de atendimento. Como disse ele é um profissional que foi preparado para realizar o que faz!
5) O psicólogo tem um conselho de classe e desenvolve um trabalho categorizado e regido por um código de ética! - Psicólogos tem normas a cumprir, incluindo a consideração e o respeito com o humano/cliente/paciente. São organizados por lei e tem estruturas a seu favor enquanto categoria! São comprometidos com o sigilo e a uma condução responsável das atividades do seu trabalho!
6) O psicologo está habilitado a atuar em todas as áreas onde o comportamento se faz presente, e existam relações humanas incluindo, empresas e na área social! - O psicólogo trabalha com o ser humano e ser humano existe em qualquer lugar, juntamente com seus conflitos e dilemas!
7) O psicólogo tem uma formação abrangente, por isso entende dos mais variados assunto, e áreas de atuação! - o profissional da psicologia pode trabalhar com a justiça, na área hospital, na área educacional, na área da assistência social e onde se precisar dele. Ele exercita seu olhar sobre o humano, nas mais diferentes realidades.
8) O psicólogo está habilitado a conduzir e realizar projetos e trabalhos com os seres humanos de forma mais abrangente, a exemplificar atendimentos em grupos, workshops e palestras! - O profissional, não está apto apenas para contextos individuais, mas para compreender o contextos e abrangência das situações, possibilitando que a extensão do seu trabalho seja maior.
9) O psicólogo tem uma carteira profissional que o identifica como tal e sofre processo disciplinar caso não tenha responsabilidade com as suas funções! - Como todo profissional habilitado o psicólogo é regido por normas básicas de cuidado com aquilo que trabalha, o emocional dos outros! Os conteúdos específicos das vidas das pessoas não podem ficar expostos a todos que desejam, pois são de responsabilidade da relação das pessoas que as estabelecem!
10) E finalmente, o psicólogo está inserido em um contexto social do qual faz parte, observa e age conforme sua orientação e realidade! - O psicólogo é um profissional consolidado dentro de sua realidade, tendo a possibilidade de transformá-la e conduzi-la a novos patamares sempre contribuindo de uma forma que respeite a realidade humana.
O Psicólogo é um profissional que entende o homem como um todo e por isso, encontra-se mais habilitado a agir em sua realidade de forma a considerar tanto os aspectos individuais como os aspectos coletivos, as possibilidades, as aberturas e as resistências, as organizações e as dinâmicas, os conflitos e as possibilidades de solução!
Por Thalita C Ribeiro.